O objetivo do projeto era criar um cartaz de divulgação e um cartão postal de um ponto turístico ou cultural de São Paulo.
Esse trabalho foi feito em parceria com meu grande amigo e parceiro de curso, Bruno Schmidt.
Nos foi destinado o Centro Cultural Vergueiro, mais conhecido como Centro Cultural São Paulo, e junto com a criação teriamos que agregar um movimento artístico na construção do cartaz.
O movimento artístico escolhido foi o Pop Art.
O trabalho foi desenvolvido no Illustrator.
Sobre o Centro Cultural:
A construção
O Centro Cultural São Paulo começou a ser construído nos últimos anos da ditadura no Brasil.
O projeto foi amplamente discutido na mídia, pois, além de apresentar conceitos inéditos como integração e multidisciplinaridade, sua construção contou com alguns problemas de ordem técnica, já que apresentava muitas inovações arquitetônicas.
Para viabilizar as formas arrojadas pretendidas pelos arquitetos, utilizou-se os mais variados materiais, como vidro, aço, concreto, acrílico, tijolo e tecido.
As estruturas mistas previstas no projeto fizeram com que conceitos tradicionais de execução tivessem que ser modificados, dando lugar a novas técnicas muito específicas, em um processo que beirou o artesanal. Durante a construção do prédio, Emilie Chamie, esposa do então secretário de cultura, Mário Chamie, criou o logotipo da instituição. O desenho é a representação de uma junção de curvas e foi pensado, segundo sua criadora, a partir das estruturas do prédio.
Estrutura
O prédio apresenta espaços bem amplos com rampas e elevadores para cadeirantes e placas em braile com informações sobre as obras para pessoas com deficiência visual.
Total segurança e presença de monitores para qualquer tipo de atendimento e informações.
O prédio possui áreas de descanso ao ar livre; área de lazer para leitura e jogos de xadrez; pátios; restaurante; loja; bicicletário; oferece palestras e workshops; espaço para exposições, teatro, cinema e shows.
Próximo a estação de metrô vergueiro.
Endereço
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
CEP 01504-000 - São Paulo – SP
Movimento Pop Art:
A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.
Crítica à cultura de massa
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
Materiais usados
Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Principais artistas da Pop Art
- Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta.
- Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico.
- Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.
- Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.
O Projeto:
Cronograma
Esboço
Foto Original
Foto Vetorizada
Cartaz Pronto
Cartão Postal - Frente e Verso