Modelos E Modos De Cores.
As cores, nas áreas gráficas e computacional são definidas por meio de modelos ou métodos padronizados de definição, que representam a maneira como diferentes valores que definem uma cor são misturados para produzir determinada cor na tela do computador ou na impressora.
Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis.
Um modo de cores determina o modelo de cores utilizado para exibir e imprimir imagens.
Modelo RGB: (red, Green e blue) Uma grande porcentagem do espectro visível pode ser representada mistura da luz vermelha, verde e azul (RGB) em várias proporções e intensidades. Como as cores RGB se combinam para criar o branco, elas também são chamadas de cores aditivas. O branco é criado pela união de todas as cores, isto é, todos os comprimentos de onda visíveis são transmitidos de volta ao olho. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeo e monitores.
Seu monitor, por exemplo, produz cores emitindo luz por meio de fósforos vermelhos, verdes e azuis.
Esse modelo de cor apresenta uma desvantagem: ele é dependente de dispositivo. Isto significa que pode ocorrer variação de cores entre monitores e scanners, podendo acarretar um desvio em suas especificações, exibindo assim, as cores de maneira diferente.
Modelo CMYK: (cyan, magenta, yellow e blck). O modelo CMYK é baseado na qualidade de absorver luz de tinta impressa no papel.
Como a luz branca incide sobre as tintas translúcidas, certos comprimentos de onda visíveis são absorvidos, enquanto outros são refletidos de volta aos seus olhos.
Na teoria, pigmentos puros de ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) devem ser combinados para absorver toda a luz e produzir preto. Por essa razão, essas cores são chamadas de cores subtrativas. Como as tintas de impressão contêm algumas impurezas, essas três tintas, na verdade, produzem um marrom escuro e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. (Usa-se K em vez de B para evitar a confusão com azul.)
A operação de combinar essas tintas para reproduzir cores é chamada de impressão em processo de quatro cores. As cores subtrativas (CMY) e aditivas (RGB) são cores complementares. Cada par de cores subtrativas cria uma cor aditiva e vice-versa.
Ou seja, é aplicado em qualquer trabalho impresso, pois trabalha com as cores primárias utilizadas em tintas da área gráfica com porcentagens de mistura de tintas.
HSB: matiz (hue), saturação (saturation), brilho (brightness). O matiz determina a cor a ser utilizada; a saturação define o porcentual do tom, ou seja, se a cor será mais fraca ou mais forte; e o brilho define a intensidade da cor, isto é, se será mais clara ou mais escura.Entre todos os modelos, é o que mais se aproxima da forma como o olho humano enxerga as cores;
CIE Lab: O modelo de cores L*a*b é baseado no modelo proposto pela Commission Internationale d’Eclairage (CIE) em 1931 como um padrão internacional para medição de cores.
Em 1976, esse modelo foi aprimorado e nomeado CIE L*a*b.
Cores L*a*b foram desenvolvidas para serem independentes de dispositivo, criando cores consistentes sem levar em consideração o dispositivo (como monitor, impressora, computador ou scanner) utilizado para a criação ou saída da imagem.
Uma cor L*a*b consiste em um componente de luminescência ou luminosidade (L) e dois componentes cromáticos: o componente a (de verde a vermelho) e o componente b (de azul a amarelo).
Color Gamuts: Um gamut é a faixa de cores que um sistema de cores pode exibir ou imprimir. O espectro de cores visto pelo olho humano é mais amplo do que o gamut disponível nos modelos de cor. Entre os modelos
de cor usados o LAB apresenta o gamut mais amplo, englobando todas as cores nos gamuts RGB e CMYK.
Em geral, o gamut RGB contém um subconjunto de cores que pode ser visualizado num monitor de computador ou televisão (que emite luz vermelha, verde e azul). Portanto, algumas cores, como cyan puro ou amarelo puro, não podem ser exibidas com precisão num monitor.
O gamut CMYK é constituído por cores que podem ser impressas usando tintas das cores de processo. Cores exibidas na écran que não podem ser impressas são conhecidas como fora do gamut, ou seja, fora do gamut CMYK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário