Dicas de Livros

PHOTOSHOP CS4 - O MANUAL QUE FALTAVA - Lesa Snider King



Resenha



O que não faltam no mercado são livros de Photoshop, mas a maioria deles foca em usuários que já são experts no assunto e pressupõe que o leitor tem um nível de habilidade que ele talvez não tenha. É ai que o Photoshop CS4 - O Manual que Faltava entra. Utilizando uma linguagem descontraída, este livro dispensa jargões e fornece uma introdução amigável aos principais conceitos para que você entenda porque e quando utilizar (ou evitar) os poderosos recursos deste programa.

Editora: DIGERATI BOOKS

COMO SER UM DESIGNER GRÁFICO SEM VENDER A SUA ALMA - Adrian Shaughnessy




Resenha



Aqui são abordados pontos que, não raro, são deixados de lado em livros sobre design gráfico: a busca por estágio e a forma de se comportar em entrevistas de emprego; as vantagens e os percalços no caminho do free lancer; as informações imprescindíveis na hora de estabelecer um estúdio - da escolha do local e do nome à busca por profissionais em harmonia com a filosofia da empresa; a prospecção de clientes e a difícil arte de se relacionar com eles. A obra ainda traz entrevistas com renomados profissionais.

Editora: Senac

LINGUAGENS DO DESIGN - COMPREENDENDO O DESIGN GRÁFICO - Steven Heller




Resenha



Linguagens do Design: Compreendendo o Design Gráfico serve como alternativa às compilações abrangentes que reduzem o design gráfico a pouco mais que um barulho visual. Este livro examina grande variedade de objetos individuais, enfocando seu significado em contextos históricos mais amplos, tanto do design gráfico quanto da cultura popular.

Em vez de estudos de casos convencionais, que traçam o processo de criação e produção, os artigos deste livro registram raciocínios, inspirações e histórias de uma coleção eclética de objetos clássicos e contemporâneos em todo tipo de mídia. Cada artigo representa uma ocorrência única que é influenciada e se relaciona com outras manifestações da cultura do design.

Combinam análise e crítica e, embora sejam auxiliados pelas descrições dos criadores, não se baseiam unicamente nas revelações destes. Ademais, este livro inclui comentários que algumas vezes ecoam os cânones estabelecidos e outras desafiam-nos. A meta é fornecer uma base viável para compreensão de um processo que irá ajudar no conhecimento da linguagem do design.

Tomando emprestada a ilustrativa e apetitosa analogia de Milton Glaser , os leitores que estiverem em busca de uma “refeição completa” poderão ainda ter fome após a leitura deste volume. O que está de bom tamanho, pois não há um só livro ou um único autor que possa fornecer a nutrição necessária para a obtenção do pleno conhecimento em design. Àqueles que puderem satisfazer-se com porções generosas de pontos de vista novos e arejados, por favor, sigam em frente: a mesa está posta.


Editora: Rosari

GRID - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO - Timothy Samara
 
 

Resenha


Além de oferecer análises atentas e consistentes sobre manifestações visuais de toda espécie e objeto - o que já é de grande utilidade e relevância - este livro organiza seu campo de investigação, expondo à ordem característica do design construtivo dos anos de 1950 e 60 em contrapondo à aparente desestruturação das linguagens visuais, ocorrida sobretudo a partir dos anos 1980.


Editora: COSACNAIFY




O GUIA COMPLETO DA COR - Adam Banks, Tom Fraser



Resenha



Um livro de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor digital, "O Guia Completo da Cor" reúne teoria da cor, prática e aplicações, tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB.


Ideal para designers, fotógrafos, artistas - de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e quer aprender mais sobre esse assunto.

Editora: SENAC SÃO PAULO


BIBLIOGRÁFICO - 100 LIVROS CLÁSSICOS SOBRE DESIGN GRÁFICO - Jason Godfrey



Resenha



Um dos livros de design mais vistosos e irresistíveis chega na COSAC NAIFY, BiblioGráfico - 100 livros clássicos sobre design gráfico.


Um livro feito de livros, BiblioGráfico traz mais de cem anos de design num mosaico vivo e variado. Como um almanaque ilustrado, reúne uma seleção de cem títulos que marcaram a produção editorial e o design gráfico nos séculos xx e xxi, desde monografias recentes de designers destacados até preciosidades há muito esgotadas e totalmente inacessíveis ao público brasileiro. Escrito pelo designer e bibliófilo inglês Jason Godfrey, a edição é organizada em seis seções: “Tipografia”, “Livros de referência”, “Didáticos”, “Histórias”, “Antologias” e “Monografias”. Cada livro recebe comentários que o contextualiza historicamente, explica sua estrutura editorial e descreve suas especificidades gráficas, além de ser reproduzido com imagens impecáveis de suas capas e páginas internas mais significativas.

Com lançamento simultâneo no mundo todo em agosto de 2009, o livro chega também ao Brasil em sua primeira edição.


Editora: COSACNAIFY


PRODUÇÃO GRÁFICA - Lorenzo Baer



Resenha

Ao apresentar as novas tecnologias que vêm revolucionando as artes gráficas, este manual destaca a necessidade de domínio das técnicas tradicionais, imprescindíveis à formação e à prática dos que atuam   nessa área. Produção Gráfica, de autoria de Lorenzo Baer, publicação do Senac São Paulo, destina-se não apenas aos profissionais da especialidade, mas a todos os interessados no conhecimento do processo editorial, para acompanhá-lo criticamente, tendo consciência de suas dificuldades e também de suas potencialidades.

Editora: SENAC SÃO PAULO