quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ilustrações

O que é Ilustração?

A definição geral que se poderia encontrar em dicionários é que ilustração é toda imagem, desenho ou foto, que serve para ilustrar algo, normalmente um texto, de forma a facilitar a sua compreensão.

Foto? Sim, foto também é uma imagem, e consequentemente pode servir para ilustrar algo, portanto também é uma ilustração. Mas com o tempo, e para se evitar confusões, convencionou-se chamar "foto" de foto mesmo, e "ilustração" passou a designar o desenho, independentemente da técnica de acabamento.

Assim, foto e ilustração servem mesmo para se acompanhar um texto ou servir de complemento de informação.

É diferente de uma pintura ou de uma obra de arte, como há em galerias, em paredes e exposições, porque serve a um propósito, a uma solicitação, um cliente, ou para comunicar uma idéia ou conceito através de uma linguagem não-verbal.

A diferença da obra de arte, ou fine arts, como alguns chamam, é que nas artes plásticas a obra não necessita de um propósito específico, é algo interpretativo, e muitos artistas realmente contam com a sensibilidade do espectador para que ele interprete como quiser. A comunicação é mais receptiva do que transmissiva.

Na ilustração é o contrário, existe uma mensagem clara e definida, que precisa ser comunicada e recebida conforme o ilustrador a concebeu. Podem haver metáforas, comparações, sínteses, mensagens subliminares, e até um certo nível de mensagem cifrada, códigos de comportamento ou regionalismos, um "sotaque" entre aspas, mas o artista neste caso quer que o espectador entenda o que ele quis dizer.

Mas o fato da ilustração ser feita sob encomenda não significa que não seja uma obra de arte, é apenas uma outra forma de expressão dentro das artes plásticas.

Algumas das mais belas obras de arte universal são, na verdade, ilustrações de livros. As gravuras de Gustave Doré são ilustrações para a Divina Comédia de Dante. Botticelli também havia feito ilustrações para o mesmo livro muitos anos antes, assim como William Blake e Salvador Dali, em versões mais recentes.

Desde os pergaminhos egípcios, passando pelo Livro de Kells até as histórias em quadrinhos atuais feitas por Bill Sienkiewicz são exemplos de artes plásticas do mais alto nível.

Toulouse Lautrec e Alphonse Mucha eram ilustradores, receberam encomendas, todas com briefing, e hoje tudo o que produziram estão entre as mais belas obras de arte.

Portanto, a ilustração é uma forma de expressão artística que existe para comunicar, complementar textos e tornar a vida bem mais atraente.

Origem: “Guia do Ilustrador” – Ricardo Antunes


Ilustrações para um projeto do livro infantil " As Grandes Descobertas De Juju" - autor Dilson Paiva.




Projeto ainda não concluído.
Para conhecer o autor do livro e outras obras literárias visitem o blog de Dilson Paiva: A Bússola Literária.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ilustrações feitas no Corel Painter
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Poderia tentar – eu disse tentar - comentar qualquer trabalho da Aline, ainda assim, não faria justiça ao seu talento que é sem dúvida, uma das mais valorosas conquista que o universo artístico de expressão visual precisava.
    Como nossa incrível artista fez menção ao meu trabalho como escritor, farei o meu comentário focando apenas as ilustrações que está desenvolvendo para a personagem Juju, uma simpática minhoca que curte aventuras e descobertas insólitas. Portanto, nessa ótica, preciso dizer algo mais que as próprias imagens já dizem? As expressões tanto facial/corporal, como de interação da linda Juju, concebida pela Aline já não são suficiente para manifestar em grande estilo sua graça e técnica? O movimento que se percebe de imediato na ideia e o cenário irretocável criado por ela, precisa de algo mais a acrescentar? Lógico que não. Seria cometer o absurdo dos absurdos, procurarem defeitos onde não existem. Que me perdoem os críticos, mas esta é a minha opinião. Resumindo: Aline Rivolta é uma artista surpreendente, espetacular. Eu diria, com todas as letras do merecimento, que ela é simplesmente extraordinária!
    Parabéns e sucesso, querida e talentosa Aline. Com o seu trabalho a editoração tornou-se mais colorida, diante de tamanha qualidade de expressão e arte.

    ResponderExcluir